15 de abril de 2011

Teoria da A.U - Aula de 14 de Abril - ASPECTOS E DESDOBRAMENTOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1.922

Galera, vejam bem! Tudo que escrevo aqui são considerações que tiro durante as aulas e busco complementá-las na minha cabeça com imagens e vídeos em casa, pra organizar a idéias sabe! Sendo assim, pode ser que tenhamos alguns problemas, digamos, "técnicos". De certa forma, vou solicitar que o professor dê uma olhada e me corrija se houver alguma informação incoerente ok? Vamos entender o que acontecia na época pra cuminar na SAM de 22.

CONTEXTO HISTÓRICO

Uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais. As novas vanguardas estilísticas surgem e o mundo se espanta com as novas linguagens desprovidas de regras. A semana de arte moderna ocorre durante um contexto da Primeira Guerra Mundial (quando as exportações e importaçãoes foram cessadas e materiais vindo de lá pra cá eram praticamente impossíveis meu fi!!!) e se encaixa no contexto da República Velha, controlada pelas oligarquias cafeeiras pela política do café-com-leite (Lembram da 8.ª série? Se não, segue: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_do_caf%C3%A9_com_leite ). O capitalismo crescia no Brasil, consolidando a República e a Elite paulistana (Elite: se difere pelo que possui mostrando seu poder aquisitivo, exemplo: Espaço Gourmet, rsrsrsrsrs, Bosque, parque, floresta "particulares" com um prédio espigão fincado no meio, rsrsrsrsr, casa com estilo "caipira" com tudo de moderno que possa existir em seu interior, rsrsrsrs, tem cabimento??), essa totalmente influenciada pelos padrões estilísticos europeus mais tradicionalistas (Academia Francesa). A Belle époque: modo de fazer arte seguindo os padrões europeus, principalmente os franceses, a França era tida como modelo de modernidade e beleza (Eita Haussmman véi de guerra).

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