31 de março de 2011

Várzea Paulista.

Visitar o nada em lugar nenhum até que foi legal! Dá pra juntar a galera nessas horas. Mas, como não fomos definitivamente para "farrear", segue os comentários feitos pelo Secretário de Obras: Cícero Patrick, e por seu fiel escudeiro o Sr. Secretário adjunto e arquiteto: Décio.


Comentários do Cícero:
- Orçamento R$ 110 milhões.
- Prefeito Eduardo Paes – muito elogiado pelos secretários.
- Nível do mar 745m.
- Extensão 35 km²
- 108.000 habitantes
- A cidade possui 46 anos.
- Classes dominantes da região B, C, D.
- Valor da terra R$ 1.500,00m².
- Déficit habitacional: 100 casas, já supridas com construção de moradias populares.
- A cidade possuía em 1.971 (Ditadura) Plano diretor integrado
- 2.005/2.006 cria-se o Plano Diretor Participativo com a expectativa do crescimento econômico e social.
- A cidade até então, dependia da cidade de Jundiaí (Emancipação), porém essa relação sempre foi muito conturbada.
- Com o novo Plano diretor, Várzea requisita sua inclusão na área metropolitana pois está à apenas 8km de Campinas, 5km de Jundiaí e 56km de São Paulo.
- Contudo, propõe-se pelo órgão responsável uma 1.ª Aglomeração Urbana entre Várzea e mais 7 cidades.
- Presencia grande quantidade de Condomínios fechados na região egressos de São Paulo à procura por segurança.
- Esses condôminos trazem à cidade, grandes quantidades de visitantes.

Vez do Décio:
- Planejamento do Plano Diretor em 2.005, Duração 1 ano, Aprovado em 2.006.
- Dependência direta de Jundiaí em todos os serviços.
- Baixa auto-estima da população de Várzea.
- Para a execução do plano diretor, formou-se uma equipe técnica de profissionais e consultores.
- O Plano diretor foi iniciado devido ao Estatuto da cidade – Ministério das cidades, que prevê que cidades com mais de 20.000 habitantes é obrigado a possuir plano diretor.
- Para a elaboração do mesmo, os técnicos separam a cidade em várias regiões e fez-se reuniões com a população do local (cada região).
- Lei Mãe do Plano Diretor.
- Descartou-se o conceito de colcha de retalhos (característica da região).
- Distrito Industrial, Difícil controle do uso e ocupação do solo.
- Zonas de Proteção do Rio Jundiaí (Ruas Marginais) e Ferrovia (Definiram os bairros e os cortes).
- Zona super frágil pois a área é de Várzea.
- A baixa receita da cidade, dificulta a restrição de algumas zonas.
-  A cidade divide-se em Macro-zoneamento e  Zona de Proteção Ambiental que ocupa 1/3 da cidade.
- Existem dois rios e ajudam no abastecimento da cidade, porém esses rios desafogam na represa Guarapiranga e a água acaba destinada à São Paulo.
- Sabesp assume o abastecimento de água e tratamento de esgoto da cidade, o que antes era feita pelo Daee. Isso pode ocasionar em 20 anos a falta de água para a população da cidade.
- No Plano diretor foi descoberto que a cidade possui grande atividade no cultivo de orquídeas, e o governo local está adotando essa imagem como a cara da cidade, tentando dessa forma, elevar a auto-estima da população. Criou-se a festa da orquídea de Várzea Paulista com grande exportação de biótipos de orquídeas.
- Região Sul é área ambiental
- Cota maior, morro do muça (oeste) 850m do nível do mar.
- Os moradores trabalham mais na cidade do que em São Paulo.
- Empresa mais antiga: L Queiroz atual Itaúsa com mais de 100 anos na região.

E de novo o Cícero
- Presença de indústria automobilística na região (Fabricação de peças).
- Criação de um centro linear com extensão de 4km para uma chamada expansão urbana com a criação do Shopping Estação em terreno público cedido à construtora, deslocamento da estação atual da CPTM para a região onde será construído esse shopping, projeto do FAU/USP, e criação de um terminal rodoviário municipal, utilizando-se de vários grandes galpões ao lado desse shopping. Será criado na outra margem da rua, um centro de cultura com a construção do teatro municipal e serviços culturais diversos. A verticalização da cidade se dará pela construção de novos edifício para o poder público local ao lado desse shopping, centro cultural e estação.
- Isso tudo também, para o aumento da auto-estima das pessoas que buscam esses serviços na cidade de Jundiaí que é considerada pela população de Várzea o seu “centro da cidade”.
- O transporte da cidade não é regional, vem de Jundiaí.
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Então é isso, no próximo post segue dados fornecidos pela Leslie.

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